Perguntas Frequentes

O que é um precatório?

Precatório é uma requisição de pagamento, expedida a partir de uma sentença transitada em julgado, contra Estados, Municípios e União.

A Leeq vende ou compra precatórios?

Não. A leeq promove o encontro entre vendedor e comprador, intermediando o negócio e facilitando de forma segura a compra e venda.

Eu, pessoa física, posso comprar um precatório?

Claro. Qualquer um pode comprar um precatório, basta o credor querer vender o precatório pelo valor ofertado.

Qual benefício de comprar um precatório?

Os precatórios são investimentos seguros, uma vez que estão inscritos em dívida do ente devedor.

Qual benefício de vender um precatório?

Há casos em que o beneficiário original do crédito não conseguirá usufruir do valor devido em vida, por vezes os precatórios se estendem por anos. O benefício de vender é justamente a possibilidade de gozar o crédito, mesmo que com deságio, em vida.

Qual diferença entre precatório comum e alimentar?

Precatórios alimentares precedem os comuns do mesmo ano e possuem a possibilidade do credor originários ou seus sucessores gozarem do benefício do pagamento preferencial (se pessoas idosas, portadores de doença grave e deficientes).

Herdeiro pode vender precatório?

Sim. Se você é herdeiro de um precatório e quer vendê-lo, é preciso fazer alguns ajustes judiciais antes. Para que um crédito seja negociado pelo herdeiro, ele precisa estar devidamente habilitado como herdeiro daquele precatório e com seus quinhões definidos por meio de partilha extra ou judicial.

Cessionário pode vender precatório?

Sim! A partir do momento que você se torna cessionário (compra um precatório) esse crédito passa a pertencer à você, o que o torna credor atual. Assim da mesma forma em que o credor originário realizou a venda do precatório, o cessionário poderá revender.

O que é cessão de crédito?

Cessão de crédito é o documento pelo qual as partes realizam a transferência do crédito. Ela pode ser realizada via cartório ou particular.

Cessão particular ou pública?

As duas cessões possuem eficácia no Direito Civil.